quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

POR QUE A ESCOLHA PENDE PARA O LADO TRADICIONAL DA CORRUPÇÃO?
(PREPARANDO A CEIA COM O QUE TEMOS PRA HOJE)
13/12/2016
Perdoem-me a lógica linear e maniqueísta, mas, fazendo um exercício intelectual, sigo o raciocínio de quem tem horror ao PT. E, colocando-me fiel a esse entendimento, constato à exaustão junto às camadas médias - amigos, parentes, conhecidos - que Lula e Dilma são considerados corruptos e devem ser banidos da política brasileira. Essa seria a solução para o Brasil.
A equação, então, é a seguinte: de um lado o P, considerado asqueroso, corrupto, devastador. E do outro? Vamos lá, eu acrescento o outro lado da equação - a comprovação de que o governico substituto é corrupto à enésima potência, antes, durante e depois dos governos do PT. Não que não se soubesse antes ou ao menos se suspeitasse da farra dos percentuais de propinas entre empreiteiras e políticos. Bem sabíamos. Mas, agora, as provas surgem incontestes: o governico praticamente como um todo usa e abusa de nossos suados impostos, roubando-os para si.
Então, temos a equação completa: o PT corrupto de um lado, à esquerda, é claro; e o Fora Temer e sua corja corrupta do outro, à direita, obviamente. (Continuo pedindo perdão pelo raciocínio sem a necessária amplitude, mas faz-se necessário para a explicação do problema.)
Agora, A QUESTÃO: por que a gritaria, os panelaços, as ofensas, as manifestações verde e amarelas foram contra o lado da esquerda da equação - tombar Dilma? E por que o silêncio contra os tradicionais corruptos?
O que essa ação evidencia?
Sigo a lógica que me proponho utilizar e identifico o de sempre: a revolta é contra o que começava a mudar com os governos do PT (e olhe que o PT fez o que pôde para beneficiar o empresariado...), as políticas sociais que eram inauguradas, olhando os pobres em seus legítimos direitos, como nunca foi feito antes na história do país. Nada de comunismo, nada de socialismo. Apenas um rasgo de bom senso e generosidade, e, assim mesmo, conciliando com os corruptos históricos.
Se ambas as bandas são corruptas, por que se condena apenas a que de alguma maneira fez sair da invisibilidade os mais humildes?
A não ser que me mostrem o contrário, é porque quem grita contra o PT grita por estar inconformado pelo anúncio de que quem nunca comeu melado pode começar a provar do sabor doce e se alegrar com isso.
Se a gente não se educa para mudar (exercício que precisa ser diário, se não seguiremos "como nossos pais"), continuamos a ver como natural os privilégios (para nós), a boa alimentação (para nós), a melhor condução (para nós), a escola de qualidade (para nós), as honras da vida (para nós) e etc e tal (para nós) - sem nem reparar e achar ao menos esquisito, como verei daqui a pouco, ao sair de carro aqui do condomínio para a terapia, a fila de empregados, quase todos negros, a subir as ladeiras para as casas de seus patrões. Tudo como dantes no Quartel de Abranches.
Muitos comungarão na missa de domingo. Mutos celebrarão o Natal com fartura e belas e concorridas ceias. O que sinto que é preciso é trocar a Ave Maria, ou dezenas delas na reza do terço, pela oração da prática que alimenta atitudes fraternas e cristãs. E que nos tornem capazes de olhar para o OUTRO como a nós mesmos.
(Sinto que falei demais, misturei sentimentos, mas o fiz como uma oração, o meu mantra cotidiano em busca de um mundo mais humano. Então, eu me perdoo!)
E VIVA DORINHA Dora Henrique da Costa, exemplo de mulher e amiga, que hoje aniversaria e que sempre fez de sua vida um mar caudaloso de generosidade. E sem rezar nem uma Ave Maria.
Beijos calorosos, Dorinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário