O CORAÇÃO DO BRASIL, SEM MAIS ALEGORIAS!
Os fatos me obrigam, como que à força, não que eu queira, sem brincadeira! (vem espontânea mesmo a ordem para que eu tome tal providenciamento), a juntar duas pérolas do nosso linguajar mais corriqueiro, como expressões capazes de me tirar da letargia a que estou dada nesta manhã friinha, sob meus lençóis.
Verdade verdadeira: sem esforço algum, me vieram do fundo d’alma as expressões “MAR DE LAMA” e CORAÇÃO DO BRASIL”. Não as busquei.Não houve esforço. Chegaram – claras, inteiramente disponíveis. Eu só faço obedecer ao impulso e juntar as duas. Pois não é que a Pachamama – a Mãe Terra –, já que nós, viventes, no caso, os brasileiros, estamos na maior madorna em nossa capacidade de expulsar o carnegão do monstruoso furúnculo que contamina nossos territórios – físicos e simbólicos – nos mostrou sua força arrebatadora a nos conclamar a tomarmos o remo, o leme, ou o que seja para a necessária correção de rumo?
Lá das Minas, do coração do Brasil, surge o mar de lama alertador, concreto, impiedoso. Já não bastam as notícias, respingadas ou espalhadas no dia a dia, ou as conversas e leituras, insistentes, a nos dizer, repetida e insistentemente que precisamos reencontrar nossa potência de luta. O CORAÇÃO DO BRASIL EXPLODIU EM LAMA. Agora foram pro espaço a linguagem figurada ou qualquer metáfora. A Mãe Terra ordenou, gritou, fez a sua parte. Mais incisiva impossível!
Pachamama, você é mais uma lição que a Argentina me doou e eu agradeço por você ser tão admirável!
Tudo a ver: segunda-feira tem ato contra o comedor de hambúrguer na Cinelândia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário