quinta-feira, 25 de maio de 2017




REVENDO CONCEITOS E PALADARES
21/05/2014
Zelinha de férias, cá fiquei eu escrevendo, acertando coisas, até que olho o relógio e constato - quase 3 da tarde. Hi, o almoço! O que comer? Para que sabores meu apetite me encaminha? Vejamos: de carne, há aquele bolo delicioso, recheado, é com ele que vou. Mas, fazer arroz? Não, quero não. Fazer uma massinha? Também não.
Já embaixo, na cozinha, busco diálogo com quem pode me ajudar nesta hora: o que a geladeira me propõe? É, vou exercitar os ensinamentos dos orientais e dialogar com o que se põe diante de mim. Das diversas prateleiras, surgem alguns ingredientes, alguns até improváveis, mostrando suas qualidades alimentícias, a me seduzir para que os escolha e aproveite no complemento a ser produzido para se juntar à fatia de carne que me espera, suculenta. A imaginação toma seu lugar - merecido, e incorporo meu lado que vez por outra faz umas e outras como cozinheira, mesmo que de maneira sazonal.
Pego um tabuleiro, unto com manteiga, espalho uma batata toda fatiada ali, na hora, por cima, uns amendoins salgadinhos que sobraram do bolo que fiz no domingo, um punhado farto de queijo parmezão ralado, dos bons, uma camada de alguns tomatinhos mínimos cortados ao meio, um naquinho de orégano salpícado para dar um toque italiano ao prato recém pensado e feito, e ... forno. Forno alto, inicialmente na direção "assar por baixo", logo em seguida substituída por "grill por cima". Não mais que uns 10 minutos. O forno havia sido aquecido antes. E, voilá, um belo de um almoço, feito por minhas mãozinhas tão raramente postas a fazer das suas na cozinha.
Nossa! Não é que ficou bom meu improviso? Só faltou um vinhozinho! Tive que me satisfazer com um suco. Mas tb era de uma boa uva. Foi um belo complemento! Agora, totalmente fora de hora, como meu corpo viciado resolverá o impasse de dormitar a esta altura da tarde, já caminhando para seu fim? Na TV, novamente está Dori Caymmi, talvez ele seja a companhia ideal para chamar meu sono, embalada por sua poesia musicada... A conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário